Apple, Google e Microsoft: como cada uma dá suporte multiplataforma no Android, iOS e WP

Mais um ano terminou. Durante o decorrer dos últimos meses, o mercado de smartphones consolidou-se mais do que nunca, popularizando os dispositivos móveis com grande força. Esses pequenos aparelhos não teriam, provavelmente, o encanto que têm sem a presença dos aplicativos.
E um ecossistema com bons apps torna uma plataforma muito atrativa. Apesar da concorrência entre sistemas, porém, nomes como Google e Microsoft não podem ignorar a existência uma da outra para sempre. Afinal, expandir seu portfólio de aplicações para o SO adversário permite aumentar o lucro das companhias.
Claro, temos alguns percalços pelo caminho, como a quase ausência de aplicações de Mountain View nos Windows Phones. Dessa forma, foi analisado como as três maiores companhias do ramo, Apple, Google e Microsoft, distribuem suas aplicações entre o iOS, Android e Windows Phone.


Logo acima, podemos conferir o gráfico anual da Venture Beat. Primeiramente, podemos notar o quão fechada e exclusivista é a Apple. Para a Maçã, só existem iPhone, iPad e iPod Touch no mercado. Exatamente nenhuma aplicação feita pela casa de Cupertino foi portada para outra plataforma.
Já a Google possui 85 apps próprios no Android e 70 para o iOS. Logo, sua maior rival é também uma das suas principais fontes de renda. Por outro lado, a gigante de Mountain View continua a ignorar completamente a existência do Windows Phone. Na loja de aplicações do SO móvel de Redmond, vemos apenas uma aplicação Google, o Search.
A Microsoft, por sua vez, é uma das companhias mais generosas no suporte a outras plataformas. Na sua própria, temos um portfólio de 96 aplicações. Atentemos para o fato que esse é o maior número de apps que uma companhia faz para o seu próprio sistema móvel.
Já para o iOS, temos 74 aplicativos da Microsoft. Para o Android, por sua vez, temos 45 aplicações. Essa “generosidade” de Redmond, contudo, não deve ser encarada dessa forma, como uma boa-ação. Esses aplicativos muitas vezes vendem serviços agregados, tais como o Office 365 e espaço extra no OneDrive. Logo, tornam-se uma expressiva fonte de renda multiplataforma.

Author

Written by Admin

Aliquam molestie ligula vitae nunc lobortis dictum varius tellus porttitor. Suspendisse vehicula diam a ligula malesuada a pellentesque turpis facilisis. Vestibulum a urna elit. Nulla bibendum dolor suscipit tortor euismod eu laoreet odio facilisis.

0 comentários: